Criado em 1991, o troféu da Fifa já teve três nomes: World Player of the Year (de 1991 a 2009), Fifa Ballon D’Or (parceria com a revista France Football, que durou de 2010 a 2015) e o atual prêmio, Fifa The Best, desde 2016. No futebol feminino, a premiação começou apenas em 2001, dez anos após o masculino, e seguiu as mesmas mudanças.
Contando todos os formatos, o argentino Lionel Messi é o recordista de premiações entre os homens, com seis vitórias e finalista mais uma vez, considerado o favorito pela conquista da Copa do Mundo do Catar. O português Cristiano Ronaldo, que não concorre este ano, vem em segundo, com cinco consagrações. Ao todo, 16 jogadores já foram premiados como melhor do mundo pela Fifa, e o Brasil é o país com mais vencedores: cinco (Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká).
No futebol feminino, a maior vencedora é a brasileira Marta, também com seis troféus de melhor do mundo. A ex-jogadora alemã Birgit Prinz ganhou o prêmio três vezes, no início do século, e é a segunda mais laureada. No total, 12 jogadoras ganharam o troféu. Marta é a única brasileira eleita melhor do mundo. Os EUA têm quatro premiadas, e a Alemanha, três.
- 6 prêmios – Lionel Messi (ARG)
- 5 prêmios – Cristiano Ronaldo (POR)
- 3 prêmios – RONALDO (BRA) e Zinedine Zidane (FRA)
- 2 prêmios – RONALDINHO GAÚCHO (BRA) e Robert Lewandowski (POL)
- 1 prêmio – Lothar Matthäus (ALE), Marco van Basten (HOL), Roberto Baggio (ITA), ROMÁRIO (BRA), George Weah (LIB), RIVALDO (BRA), Luís Figo (POR), Fabio Cannavaro (ITA), KAKÁ (BRA) e Luka Modric (CRO).
-
CONFIRA TODAS AS JOGADORAS PREMIADAS NO FEMININO
- 6 prêmios – MARTA (BRA)
- 3 prêmios – Birgit Prinz (ALE)
- 2 prêmios – Mia Hamm (EUA) e Carli Lloyd (EUA)
- 1 prêmio – Homare Sawa (JAP), Abby Wambach (EUA), Nadine Angerer (ALE), Nadine Kessler (ALE), Lieke Martens (HOL), Megan Rapinoe (EUA), Lucy Bronze (ING) e Alexia Putellas (ESP)