Durante Reunião Plenária dessa quarta-feira (28), a deputada estadual Socorro Pimentel voltou a fazer um apelo ao Governo do Estado para que a distribuição da Leuginase, medicamento de origem chinesa que vem sendo utilizado no tratamento da Leucemia Linfoide Aguda (LLA) seja suspensa, seja suspensa em Pernambuco.
A falta de estudos que comprovem a eficácia do produto vindo da China foi tema de uma audiência pública realizada este mês pela Comissão Especial de Elaboração do Estatuto da Pessoa com Câncer, da qual Socorro é relatora.
Durante seu pronunciamento no Plenário da Assembleia, a parlamentar defendeu a retomada do uso da Asparaginase, produzida por laboratórios dos EUA e da Alemanha, usada aqui no Brasil desde a década de 1970, e que têm um nível de eficácia e remissão de até 90%.
Socorro ainda ressaltou que após a audiência, o Ministério Público Federal recomendou que o Ministério da Saúde suspenda a compra do produto chinês e recolha todos os lotes do medicamento.
“Não podemos permitir que nenhuma gota a mais desse medicamento circule nas veias das nossas crianças pernambucanas. Peço que o Governo do Estado, e o secretário de Saúde, Dr. Iran Costa, como oncologista, se sensibilize diante da gravidade do que estamos vivendo. Temos a obrigação de envidar esforços e salvar a vida das nossas crianças. Precisamos salvar essa geração que representa o futuro do nosso estado”, disse.
FOTOS: ARTHUR MARROCOS
Assessoria de imprensa