Durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (07), na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Socorro Pimentel foi à tribuna para defender a permanência da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, em Pernambuco. De acordo com a parlamentar, as manobras que estão sendo realizadas pelo atual ministro da Saúde, Ricardo Barros, para transferir parte da atribuição da estatal – produção de fatores recombinantes, utilizados no tratamento da hemofilia – para uma unidade a ser construída em Maringá, no Paraná, é uma ação meramente política.
“O ministro tem tentado transferir para Maringá, no Paraná, a produção do Fator Recombinante 8, por ser o seu reduto eleitoral. Essa possível transferência atenta diretamente contra o desenvolvimento do nosso estado, afetando o polo farmacoquímico e de biotecnologia de Pernambuco. É preciso reiterar também o absurdo que é, em pleno período de recessão econômica, desmobilizar um empreendimento, que já teve investimento de quase R$ 1 bilhão de reais, que desde o início de suas obras, em 2010, vem empregando centenas ou até mesmo milhares de pessoas”, disse.
Socorro Pimentel reforçou ainda que a possibilidade de transferência demonstra ineficiência e menosprezo pelas boas práticas administrativas. “Pernambuco detém plenas condições para que a Hemobrás seja concluída e desenvolva as tecnologias necessárias para, daqui a poucos anos, produzir medicamentos de origem plasmática e biotecnológica, fazendo com que o país alcance a autossuficiência neste setor. A defesa da Hemobrás deve transcender qualquer diferença de ordem política, ideológica ou partidária. Continuaremos a somar esforços para, acima de tudo, defender os interesses do nosso estado e da nossa nação”, finalizou.
Assessoria de imprensa – Dep. Socorro Pimentel