Venha conhecer as invenções da grande empresa de tecnologia que mudaram e salvaram as vidas de milhares de pessoas
Todos sabemos que com a ascensão das inteligências artificiais as grandes marcas de tecnologia, como o Google, estão mudando seus métodos de se desenvolver. Além das empresas, as IA são capazes de ajudar países e comunidades que enfrentam doenças e desastres naturais e oferecem novas oportunidades para grupos historicamente carentes.
Por isso, trouxemos uma lista feita com 7 invenções que mostram como as inteligências artificiais estão fazendo do mundo um lugar melhor.
Previsões de inundação
No ano passado, a ONU disse que diversos lugares precisam de um sistema de alerta precoce e adequado em relação a incêndios e inundações. Mas a cada ano que passa, o número de mortes causadas por estes incidentes só aumenta.
Por isso, foi criado uma inteligência que prevê estes acontecimentos, mostrando estas informações diretamente no Google Busca e no Google Maps, enviando alertas para as pessoas em perigo, chamado de FloodHub.
Limites de incêndio
Através de imagens de satélites, as IAs podem detectar os limites de um incêndio florestal em tempo real. No ano passado, a tecnologia foi usada mais de 30 vezes nos Estados Unidos e no Canadá, ajudando os bombeiros e os moradores locais. Agora podemos ver esta ferramenta no México e na Austrália.
Pré-natal
O período da gestação é delicado e precisa ser acompanhado de perto. Devido ao pouco acesso de algumas áreas, exames básicos, como ultrassom, não conseguem ser realizados.
Por isso o Google trabalhou com a Northwestern Medicine para desenvolver e testar modelos de inteligência artificial e habilitar operadores de ultrassom levemente treinados em ambientes com poucos recursos para identificar com precisão problemas e riscos potenciais, como posicionamento fetal.
Infestações de pragas
Infestações de pragas de algodão em culturas alimentares podem afetar agricultores e aqueles que dependem de sua colheita. Assim, foi colaborando com o InstaDeep e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação para detectar de modo mais preciso os surtos de gafanhotos na África e possibilitar a implementação de medidas de controle.
A empresa também forneceu apoio a Wadhwani AI na Índia para criar um aplicativo com IA que ajuda a identificar e tratar infestações de pragas, resultando em uma redução de 20% nas pulverizações de pesticidas e um aumento de 26% nas margens de lucro dos agricultores.
Mudanças populacionais
Edifícios Abertos é um projeto de um conjunto de dados acessado por uma inteligência artificial para interpretar imagens de satélite projetadas para identificar os locais e a geometria dos edifícios.
Esta informação é útil para uma série de importantes aplicações, como a estimativa populacional, planejamento urbano, resposta humanitária e até ciência ambiental e climática. A ferramenta está disponível na África, Bangladesh, Indonésia, Laos, Nepal, Filipinas, Singapura, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã.
O projeto permite que governos e organizações humanitárias entendam melhor as necessidades dos moradores, tanto na vida cotidiana quanto em situações de crise.
Variações genéticas
Em parceria da PacBio com o Google, forneceu aos pesquisadores a tecnologia de aprendizado profundo, DeepConsensus, para identificar variantes genéticas que causam doenças.
Ajudando pessoas a se conectarem
O Projeto Relativo é um aplicativo para Android desenvolvido com base em pesquisas de IA, que ajuda pessoas a se comunicarem com outras. Ele pode transcrever a fala em texto, usar uma voz sintetizada para repetir o que foi dito ou se comunicar diretamente com o Google Assistente do locutor para concluir uma série de tarefas, desde tocar uma música até acender as luzes.